10 de outubro de 2010

Do deslize a leitura.

Eita que esse blog vai acabar virando auto-ajuda para gordinhas. Não gente, essa não é minha intensão, mas como essa é a minha sina até o final do mês e como acredito que muitas de vocês também sofram desse mal, vamos falar dele, e de soluções para enfrenta-lo.

Depois do episódio do deslize com os morangos, fui procurar um livro que li (quando era magra) e que achava que eu anda tinha, mas devo ter deixado no Paraná ou dado pra alguém, então acabei baixando em PDF e reli noite passada. O título é Pense Magro, a autora é Judith Beck e eu recomendo por ser um livro prazeroso de ler apesar do que se trata, ensina como emagrecer de forma natural, saúdavel e definitiva.
Bom, fiz um mega resumo do resumo pra poder colocar aqui algumas dicas que podem ajudar você que tem dificuldades com dietas.

1. Faça um cartão de encorajamento colocando nele as vantagens de emagrecer e o leia 2 vezes ao dia, ou sempre que tiveres pensamentos de desistir. Por exemplo no meu cartão, coloquei tópicos como *Estar  magra me deixa mais alegre *Minha auto-estima fica lá em cima *Me visto muito melhor *Minha pele e cabelos melhoram etc...

2. Escolha 2 dietas razoáveis (se não se adaptar com a 1ª vc terá uma 2ª opção), mas lembre-se, dieta deve ser nutritiva, com alimentos do seu gosto e de fácil preparo pra que na primeira oportunidade vc não abandone a sua reeducação.

3.As dietas que prometem ser "Boas demais para serem verdade" realmente são boas demais para serem verdade, não existe mágica, a única maneira de controlar o seu peso é cuidar o que come, alimente-se com qualidade e não em quantidade. Faça 6 pequenas refeições diárias e procure não pular nenhuma pra não chegar na próxima morrendo de fome.

4. Elogie-se - Você reforçara sua auto-confiança, o que lhe ajudara a enfrentar pensamentos sabotadores. Valorize cada etapa no dia que foi dentro do planejado.

5. Alimente-se devagar, quando você come dessa forma, seu cérebro tem tempo para perceber que vc já está satisfeito, em média 20 minutos ele leva para esse processo. Reorganize seus horários, procure comer sentada e sem ditrações como televisão, leitura ou conversas.

6. Encontre um "monitor" para lhe ajudar, pode ser seu esposo, um familiar ou um amigo próximo, alguém que lhe apoie e com quem vc possa compartilhar as dificuldades e as conquistas nessa fase, e que também reconheça seu esforço e lhe elogie. Algumas cidades possuem grupoes de apoio com reuniões de discussão sobre o assunto.

7. Organize seus ambientes, seja em casa ou no trabalho, colocando alimentos tentadores onde não possa ve-los facilmente e todos os alimentos permitidos na sua dieta, totalmente a vista. Não use pratos grandes. Peça cooperação das demais pessoas, explicando que vc precisa comer de modo saúdavel, que evitem falar de receitas ou comer guloseimas na sua frente.

8. Quando for inevitável sair para comer fora, tente optar por lanches mais leves, ao invés de comer um big sorvete com muita calda de chocolate, peça uma taça de salada de frutas, no final do dia vc se orgulhará da sábia decisão.

9. Trace metas e estratégias - Quero perder tantos quilos em tantos meses! permaneça firme no seu objetivo "Absolutamente não cederei ao meu desejo de comer tal alimento, quero confiar na minha capacidade de mudança". Não se permita a escolhas " Apesar do desconforto, não tenho escolha e posso suportar" é uma necessidade. Rotule os sentimentos, tristeza, TPM, ansiedade, "O que estou sentindo é apenas um desejo"

10. Pratique a tolerância - Algumas pessoas pensam que não vão suportar as primeiras semanas de um regime, sentem que vão morrer de fome e tem a urgênia de estar mastigando algo. Mas é preciso desenvolver a habilidade de resistir a vontade, vc não precisa comer só porque acha que está com fome, lute contra seus impulsos, vc não enfraquecerá porque sente fome, basta que coma nos horários pré-estabelecidos e seu organismo se adaptará. Decida com antecedencia que você só comerá o planejado e imagine o resultado de ceder: poucos segundos de prazer pra em seguida se arrepender e se sentir fraca sem controle, alguém que promete mudar e não consegue cumprir. Agora é a hora de vencerr. Leia seu cartão de vantagens e lembre-se dos motivos para prosseguir e não ceder.

Como eu sempre digo, um doce agora 1 Kg a mais amanhã.

O post acabou ficando enooormeee, mas queria compartilhar um pouco desse livro que me ajudou muito, não tenho dificuldades em seguir dietas, só em começa-las, mas depois que início vau embora com um delize aqui e outro ali. Só não podemos viver em paranóia também, são dicas válidas pra nos sentirmos melhor, mas sem nunca nos esquecermos que a verdade felicidade vem de dentro pra fora, estar bem consigo mesmo é um estado de espírito. Espero que seja útil pra vocês meninas e boa sorte pra nós...

Beijokas e até.

3 comentários:

  1. Amigaaaaa... passei para desejar uma ótima tarde de domingo!!! Gostei do post... bons conselhos amiga... prometo que em breve vou segui-los... rsrsrs... ainda tô na fase de que na segunda começo uma dieta... rsrsrs... falta de vergonha, né???... mas deixa passar as doses de hormônios que prometo me dedicar... Bjos no coração!!!

    ResponderExcluir
  2. Siimm Kim!!
    Minha barriguinha é baixinha mesmo... como sao as de meninos.. uns dizem que nao tem nada a ver...
    Mas qdo encontro gestantes de meninas vejo sim a diferenca... a barriga de menina parece mais bonita, mais redonda de cima em baixo...
    a minha so esta embaixo, bem baixinha mesmo!!

    Bjinhooos

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati, tô te seguindo amiga!!!
    Bjoks e ótima semana pra ti linda!

    ResponderExcluir